Adiada devido à pandemia, vacinação contra febre aftosa inicia nesta segunda (1º) no Piauí


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa terá início nesta segunda-feira (1º) em todo o Piauí. O calendário estava previsto para ter início do mês de maio, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), a vacinação vai até o final do mês de junho e a certificação poderá ser feita até o dia 15 de julho.
A coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (Peefa), a veterinária Simone Lima, ressaltou que, devido às restrições da pandemia da Covid-19, os criadores devem priorizar os pedidos de vacina por telefone ou internet.
“Os criadores devem dar preferência à aquisição de vacinas por via telefônica, em contato com a revendedora, e optar pelo recebimento via delivery. Sabemos que no interior é mais difícil e que a maioria dos criadores são idosos, no grupo de risco, e por isso existe a necessidade de adaptações”, disse.
Em meio ao cenário atual de combate à Covid-19, a Adapi disponibilizou uma cartilha com os cuidados que os produtores devem tomar para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Ainda segundo a coordenadora, existem três meios para que os criadores possam certificar a vacinação. As alternativas são via formulário on-line no site Sigadapi, via WhatsApp em contato com o técnico ou presencial, respeitando as recomendações sanitárias como distanciamento e uso de máscara.
“O criador que quiser declarar a vacina de seu rebanho, deve se cadastrar no site da Adapi para fazer a certificação on-line. Caso não seja possível fazer o cadastro, o criador pode ir ao site da Adapi e imprimir um modelo da ficha de certificação. Com isso, ele anexa a nota fiscal da compra da vacina e faz a declaração dentro desse modelo. Em seguida, envia para o escritório onde fez a vacina. Por fim, tem a possibilidade de enviar uma cópia ou foto dos documentos para o WhatsApp do técnico ou veterinário, que também será aceito”, explicou.
O criador que não conseguir de nenhuma das formas citadas pela coordenadora, pode se dirigir ao escritório da Adapi obedecendo as restrições e medidas de prevenção. O número de atendimentos será reduzido para evitar aglomerações e preservar a saúde dos servidores e produtores.
Fonte: Portal O Sertão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adutora do Garrincho: "Vamos comemorar a água podre."

Capitão Ivanaldo vai se filiar ao MDB

Eleições 2020: A oposição e o estresse pós-traumático