Governador Wellington Dias assina ordem de serviço para conclusão da BR 235


O governador Wellington Dias assinou a ordem de serviço e execução para a retomada das obras da BR 235, subtrecho da divisa Bahia/Piauí, entroncamento da BR 135, em direção a Guaribas, Bom Jesus e Caracol. A via liga os territórios piauiense, maranhense e baiano. A obra que tem início imediato está sendo executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo o governador Wellington Dias, essa é uma importante obra que liga essa região de Caracol, também a São Raimundo Nonato, Guaribas. “Essa é uma região de turismo, de mineração, que tem um comércio importante”, pontuou. O chefe do executivo piauiense relatou que devido à sinalização do início das obras, já há empresas compromissadas em se instalar na região para explorar minérios, em especial o fosfato, que é abundante na região e que outras atividades econômicas serão possíveis com a conclusão da BR 235. Essa é um obra bastante esperada pela população. Ao todo, serão 150,7 km de asfalto, onde serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões.
Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense lembrou de todo os esforços e apoio da bancada federal que teve um importante papel para a liberação de recursos, independente de partidos políticos. “Agora, é começar e terminar. A empresa contratada tem um perfil de terminar todas as obras. Sei da importância dessa obra”, declarou Dias.
O Deputado Estadual Hélio Isaías ressaltou que A ordem é de início imediato para a execução da rodovia no subtrecho da divisa Bahia/Piauí, entroncamento da BR 135, em direção a Guaribas, Bom Jesus e Caracol. “Uma obra bastante esperada pela população, de 150,7 km de asfalto, que vai levar mais desenvolvimento e crescimento econômico para a região”, declarou.
O senador Marcelo Castro ressaltou que esta é uma das obras mais importantes para o Piauí, para o Nordeste e para o Brasil. “A BR 235 começa em Sergipe, atravessa a Bahia, chega ao Piauí e vai até Gilbués, onde também será feita a ponte sobre o rio Parnaíba. É uma estrada de integração nacional”, comentou. Marcelo Castro acrescentou que é o atual presidente da Comissão Mista de Orçamento e disse que já há recursos assegurados e estão trabalhando para que sejam colocados mais recursos por parte do orçamento da União. “É uma estrada estratégica na região onde mais se produz fosfato que é importante para a produção de grãos. Ela vai permitir a escoamento da produção para toda a região do Matopiba”, comentou.
O secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano lembrou que, além de ser uma via estratégica para o agronegócio, o governador Wellington Dias dá sequência ao comprimento de sua promessa de interligar todos os municípios, através de uma estrada asfáltica. “Guaribas é um dos poucos municípios que ainda não tinha essa ligação. Hoje, ele (Wellington Dias) dá mais esse passo para honrar com seu compromisso de governo”, destacou o gestor.

O ex-prefeito de Caracol, Nilson Fonseca, o Nilsão, falou da sua alegria pela retomada da obra. “Essa é uma BR que vai interligar Caracol com São Raimundo Nonato, mas também com outros estados. Iniciou ainda na minha gestão e devido a problemas orçamentários não foi concluída. Agora, vibramos em ver que em breve estará finalizada”, destacou.
O morador, Luís Neto Braga, também está esperançoso com a construção da estrada. “Vai melhorar o comércio, o mercado, a produção. Aqui era muito isolado. Pegávamos 54 quilômetros de estrada de chão para ir para Guaribas. Quando estiver concluída vai ser 100% melhor para todos”, ressaltou.
O secretário de Estado dos Transportes, Gustavo Aquino enfatizou que a obra vai atrair de imediato geração de emprego e renda para a região e gerar maior desenvolvimento para o município de Guaribas. “A curto prazo, vai reduzir a distância de transportes em relação à área da reserva de minério de fosfato até a região dos cerrados piauienses, reduzindo em aproximadamente 280 km, reduzindo custos e viabilizando grandes investimentos para a região que produz 160 mil toneladas de fosfato, por ano”, disse.
Na oportunidade a deputada federal Rejane Dias informou que serão alocados recursos de emenda parlamentar para a realização de 5 mil metros de calçamento em Caracol e enfatizou que a bancada federal tem trabalhado a pedido do governador para trazer mais recursos para o estado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de São Raimundo Nonato divulga edital sobre Lei Aldir Blanc

Defensoria Pública prorroga atendimento remoto até dia 31 de maio

Governador anuncia "lockdown" parcial no domingo e proibirá circulação de ônibus