Prefeitura promove capacitação sobre hanseníase para profissionais da Atenção Básica



Os profissionais estão passando por atualização quanto à teoria e prática do diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidades em hanseníase, além de ações que promovam a prevenção do estigma e da discriminação.


A Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da secretaria de Saúde, realiza capacitação voltada para profissionais da Atenção Básica sobre atendimento, diagnóstico e tratamento da hanseníase.
Nesta segunda-feira (27) reunimos médicos e enfermeiros da Atenção Básica, para bem atender a nossa população, diagnosticar a hanseníase de forma correta e realizar o tratamento necessário. Essa capacitação é de fundamental importância, pois qualifica o profissional para proceder com a detecção precoce da doença, explicou o secretário de Saúde, Jussival Júnior.
Participaram da abertura da capacitação o secretário de Saúde, Jussival Júnior, a diretora do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, Nilvania Nascimento, o coordenadora da 12ª Regional de Saúde, João Eudes, coordenador a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o médico facilitador da capacitação Anderson Martins.


A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória, que tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae. A doença acomete principalmente pele e nervos e sua transmissão se dá pelas vias aéreas superiores por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento.
A doença tem cura, e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  A investigação dos contatos domiciliares e sociais das pessoas acometidas pela doença é a principal estratégia para a interrupção da cadeia de transmissão.
A capacitação conta com a parceria do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz e da 12ª Regional de Saúde.


Fonte: Ascom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de São Raimundo Nonato divulga edital sobre Lei Aldir Blanc

Defensoria Pública prorroga atendimento remoto até dia 31 de maio

Governador anuncia "lockdown" parcial no domingo e proibirá circulação de ônibus