Retroexpectativa 2019-2020: O ano da "porca" e do "fuxico" chegou


ZODÍACO
Caso houvesse um horóscopo eleitoral, 2020 seria o ano da "porca". Com as eleições municipais que ocorrerão dentro do seu calendário, o ano promete muitas emoções para candidatos e eleitores.  No próximo dia 04 de outubro, a população terá a oportunidade de decidir sobre o destino de suas cidades.

O “DIABO” DO FUXICO
Mal entrou o ano eleitoral e já começou a “fuxicada”. Um áudio do ex-vereador Carlito Procópio divulgado nas redes sociais, afirmava que os ex-prefeitos Herculano e Avelar estariam juntos na zona rural do Município, trabalhando em prol de uma possível candidatura do Deputado Federal Paes Landim.

DESMENTIU
Após a repercussão do fato, o ex-prefeito Herculano tratou de ir a Rádio Cultura para desmentir o ex-vereador. Herculano quer que Carlito desfaça o fuxico publicamente. Segundo ele, a versão do ex-vereador é descabida e mentirosa.

PEGOU MAL
Caso não consiga provar o que foi dito, a coisa vai ficar chata pro lado do Carlito Procópio. No áudio divulgado nas redes sociais o ex-vereador cita o nome de uma terceira pessoa que, conforme o próprio Herculano, seria de sua inteira confiança.

ORGULHO FERIDO
O ex-prefeito que perdeu as últimas eleições para atual prefeita Carmelita Castro, parece que ainda não conseguir digerir a derrota inesperada no ano de 2016. Movido pelo ego, volta e meia aparece com uma “novidade” nos portais de notícias. Desta feita, surge divulgando uma possível candidatura do Deputado Paes Landim.

DE BESTA NEM O CAMINHADO
O admirável deputado Paes Landim sabe muito bem que o ex-prefeito não lhe tem muita simpatia. Prova disso é que há muito tempo ele não é seu eleitor.
De fato, a única intenção do ex-gestor é usar da imagem de Landim para tentar tirar proveito no próximo pleito eleitoral.

APOSTA ERRADA
Na eleição de 2016, o ex-prefeito também apostava que com o surgimento de outros candidatos, os votos da oposição se dividiram e ele acabaria fortalecido Assim como a eleição, a aposta foi perdida. No frigir dos ovos, as outras candidaturas não vingaram e ele acabou sendo derrotado.

É MEDO OU IMPEDIMENTO?
Enquanto o ex-prefeito não sabe pra onde vai, tem gente perguntando se ele está com medo de disputar a eleição com Carmelita, ou se o problema é que não vá conseguir registrar a própria candidatura por causa dos impedimentos legais que possam existir.

 CONTAS REPROVADAS
A Câmara municipal pode ter sacramentado o fim do futuro político do ex-prefeito. Os parlamentares reprovaram as contas do ex-gestor referente ao ano de 2014. Assim, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, ele estaria inelegível por 08 (oito) anos.

JULGAMENTO POLÍTICO?
Após a reprovação de suas contas pela Câmara, o ex-prefeito usou a mídia para dizer que a Câmara fez um julgamento político e não técnico ao decidir por não aprovar os seus malfeitos enquanto gestor.

ENTENDMENTO PACIFICADO
O Supremo Tribunal Federal decidiu que a última palavra sobre a prestação de contas dos prefeitos  é de competência exclusiva das câmaras municipais. Segundo o entendimento da Corte Maior, o parecer prévio dos Tribunais de Contas é apenas opinativo e deve ser submetido à apreciação do poder legislativo.

FALHA INSANÁVEL
A Câmara de São Raimundo ao julgar as contas do ex-prefeito, além de levar em conta as falhas apontadas pelo TCE-PI, também se utilizou de informações da CGU que comprovam que houve malversação do dinheiro na gestão do ex-prefeito.

DOS FATOS
Segundo o órgão de fiscalização federal, durante o ano de 2014 foram desviados cerca de R$ 500 mil, quando da  execução de obras federais no município de São Raimundo Nonato. As irregularidades cometidas estão a “olhos vistos”.
Só para não esqueceram, o volume de recursos desviados trata das obras de 03 UBS ( Baixão da Guiomar, Baixão do Sitio e São Vitor), além de duas quadras poliesportivas cobertas, sendo uma no Bairro Paraiso das Aves e outra na localidade Novo Horizonte.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2020: A oposição e o estresse pós-traumático

Capitão Ivanaldo vai se filiar ao MDB

Sonhos e desilusões farão parte do cardápio em 2020.