Pacientes com Covid-19 narram sofrer humilhações e discurso de ódio: ‘A casa do corona é ali’


Pacientes com Covid-19 têm relatado sofrerem discriminação por causa da doença causada pelo novo coronavírus, além de humilhações e vítimas de comportamentos agressivos. Manoela Liliane, de Teresina, deu um depoimento forte à TV Clube. Ela, paciente com Covid, narrou que as pessoas da rua onde moram dizem “a casa do corona é ali” e o seu irmão sofreu uma tentativa de linchamento na Zona Norte da capital. Veja no vídeo.
“Estou sentindo vários preconceitos. Tem pessoas que passam na minha rua e dizem: a casa do corona é ali. O movimento da minha rua diminui bastante, meu irmão sofreu represália, uma tentativa de linchamento no bairro Poti Velho (Zona Norte de Teresina)”, relatou Manoela.
“A minha preocupação do momento é justamente essa. Se as pessoas estão fazendo isso ao passar na rua e chegar a agredir pessoas do meu convívio, imagina comigo”, completou, sobre o medo.
A vendedora Giuliane Oliveira também passou por situações de humilhação. A irmã da vendedora teve Covid-19, voltou às atividades normais há mais de um mês, mas ainda hoje ela se depara com frases constrangedoras.

“Está com a irmã com Covid e vem distribuir Covid com a gente”, contou Giuliane. Em outro caso, a irmã precisou sair do trabalho com receio de ser agredida. “Começou uma aglomeração na barraquinha dela, e disseram que era melhor ela sair porque poderia ser linchada”, completou.
Todos os pacientes com Covid-19 precisam cumprir um período de 14 dias de isolamento. Depois disso, segundo o Ministério da Saúde, elas podem voltar ao convívio familiar e ao trabalho. “É um número seguro”, explicou o médico ouvido pela TV Clube.
Muitos pacientes com Covid-19 têm procurado acompanhamento psicológico para enfrentar o comportamento cruel recebido.
“A partir do momento que eu começo a pensar ‘e se você comigo, como gostaria de ser tratado?’ começo a entender a situação do outro. Ele não adoeceu de propósito. Ele adoeceu por uma consequência. Alguns pacientes chegaram a relatar que sofreram mais por conta do preconceito que dos sintomas da Covid-19”, explicou a psicóloga Karenina Dantas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de São Raimundo Nonato divulga edital sobre Lei Aldir Blanc

Defensoria Pública prorroga atendimento remoto até dia 31 de maio

Governador anuncia "lockdown" parcial no domingo e proibirá circulação de ônibus